Um casal é feito do que o casal faz.
O que é que vão fazer hoje, dia 14 de fevereiro?
Talvez, a maior parte dos casais irão jantar juntos.

Este ano, espero contribuir para que não seja só mais um jantar, vamos fazer um “upgrade” ao típico jantar do Dia dos Namorados.

5 estratégias para melhorar comunicação

Deixo 5 estratégias para melhorar a comunicação entre a díade durante esse momento.

  1. Comunique sobre a comunicação, clarifique as mensagens que recebe, questione sentimentos e não comportamentos. Exemplo:“ Porque é que falar sobre a tua mãe te faz chorar?” em vez de “Porque é que precisas de falar com a tua mãe todos os dias?”.
  2. Inicie a maior parte das frases com a palavra “eu” e não com a palavra “tu”. Exemplo: “Eu estou triste pela forma como temos atuado na nossa relação mas sei que hoje, eu e tu, poderemos investir num novo começo” em vez de “tu tens me deixado muito triste com a forma como te comportas na nossa relação mas eu estou aqui disposta a tudo”. Excepção feita para “Tu estás tão bonito para o nosso jantar!” 😉
  3. Não leia pensamentos, não pense que o outro sabe o que está a pensar. Clarifique e sumarize! Exemplo: “Podes repetir por palavras tuas aquilo que acabei de te dizer? Não estou certa de ter sido totalmente clara e é importante que compreendas aquilo que te quero transmitir”.
  4. Abolir completamente a agressão mútua e gratuita. 
    • “eu sou assim contigo porque tu também és assim comigo”;
    • “eu afasto-me porque tu me rejeitas; tu cobras o meu afastamento e dizes que eu não gosto de ti; eu aproximo-me e tu voltas a rejeitar-me”. No final do jantar, vamos lembrar-nos, sobretudo, das emoções que aquele momento nos fez sentir e não concretamente das palavras proferidas. Que emoções quer que representem este momento?
  5. “Desculpa”, “obrigado” e “esqueci-me”, as vezes que forem necessárias. Qualquer exemplo será certamente válido se tiver alguma destas 3 palavras mágicas 😊

Não se esqueçam que a intimidade conjugal se constrói através da comunicação, comunicação essa que, muitas vezes, é necessário descodificar, pois é constituída por mensagens, sinais, comportamentos não-verbais que podem provocar… ruído e interpretações erradas face ao comportamento do outro! 

🌹 E se oferecer flores, lembre-se que o amor é semelhante a uma planta: precisa da semente (admiração, fascínio, encantamento), de (sol) energia (desejo, envolvimento, proatividade), de água (intimidade) e de terra onde possa crescer e desenvolver-se (compromisso, investimento).

Pode ainda subir a fasquia e oferecer uma consulta em casal para que este “dia do amor” seja apenas o primeiro dia de uma mudança certamente desejada pelos dois. 

Ofereçam o melhor um ao outro, o respeito e o amor.

Marque a sua consulta

Leave a Reply